A Federação Mineira de Futebol (FMF) demonstra, mais uma vez, empenho para melhorar a qualidade da arbitragem. Dessa forma, a entidade deu início a um novo ciclo visando a temporada de 2026, com a implementação de um treinamento focado no auxílio do árbitro de vídeo (VAR).
Durante os meses de outubro a janeiro, a Federação estará utilizando os serviços de simulador VAR prestados pela Hawk-Eye, empresa que opera o VAR nas grandes ligas europeias e nos mundiais da FIFA. Também houve treinamentos com vídeos dos jogos do Campeonato Mineiro de anos anteriores, mas o objetivo agora é buscar a melhora na adoção dos mesmos critérios para situações de jogo.
Para o presidente da Comissão de Arbitragem, Márcio Eustáquio Santiago, a FMF planeja criar uma imersão no protocolo VAR aos árbitros com os treinamentos realizados para maximizar os acertos no Campeonato Mineiro 2026.
“Os treinamentos acontecem de segunda a sexta, das 13h às 19h, na sede da Federação Mundial de Futebol, por um período de três meses. Os nossos árbitros já estão preparados. O que nós estamos buscando é uma melhor e maior padronização no critério dos nossos árbitros. Tanto no campo, nas tomadas de decisões no campo, quanto na cabine, nas chamadas e nas intervenções por conta do árbitro de vídeo.”
A Federação Mineira de Futebol segue focada para que ocorra uma arbitragem de qualidade durante, não só o Campeonato Mineiro, mas em todo o ano de 2026. Assim, como em 2025, a entidade irá desenvolver pré-temporada durante todo o calendário, além preparar os profissionais de forma exclusiva para os torneios amadores.