A Federação Mineira de Futebol (FMF) promove a segunda pré-temporada de preparação para a arbitragem em 2025. O evento será realizado de 15 a 17 de abril, no Sesc Venda Nova, e terá ações no auditório e no campo de jogo.
O presidente da Comissão de Arbitragem, Márcio Eustáquio Santiago, destaca a importância desta pré-temporada para uma preparação eficiente nos campeonatos que começam no próximo mês: Módulo II e torneios de base.
“Nós (comissão de arbitragem) iremos levar as alterações da regra para os árbitros, trabalhar em cima destas atualizações. O que teve de alteração e o que nós iremos cobrar nessas competições que se iniciam a partir desta data. Todas as competições que se iniciam a partir de agora, que terão a coordenação do DCO, irão ter as alterações da regra, incluindo o protocolo de concussão.”
“Vamos cobrar muito a questão do trabalho em equipe no campo de jogo. Nós iremos fazer um trabalho bem direcionado, são três dias de trabalho intenso.”
Por fim, Márcio Santiago também esclarece que a preparação busca compartilhar com os profissionais conteúdos éticos e profissionais, a fim de reverberar a cultura da FMF para a comissão.
“O intuito é trazer para os nossos árbitros a nossa linha de atuação da Comissão de Arbitragem. A importância do respeito, do trato, da educação dos árbitros para com os atletas. Isso tem que ser recíproco também. Os atletas têm que ter esse respeito para com os árbitros. E não só os árbitros para com atletas, mas comissão técnica, banco de reservas, dirigentes, todos que estão inseridos nesse meio.”
Esta será a 3ª pré-temporada da arbitragem em um período de quatro meses. A Federação realizou o mesmo evento para a temporada do futebol amador - um feito pioneiro e histórico no futebol brasileiro. Isso mostra o compromisso da entidade em fortalecer e desenvolver ainda mais o futebol no estado, dentro e fora de campo, no amador e no profissional.