|
(07/05/2025) O Estádio Mineirão celebra a oportunidade de receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. As oito cidades-sedes da competição foram anunciadas nesta quarta-feira (07/05), pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Depois da edição masculina, em 2014, chegou a vez de Belo Horizonte abrir as portas para as maiores craques do futebol feminino. Será a primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA™ realizada na América do Sul, uma conquista para o desenvolvimento da modalidade em todo o continente. O torneio acontece entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. Além da capital mineira, o torneio passa por Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Itaquera).
“Esta é uma conquista histórica e profundamente simbólica. O Mineirão, que já foi palco de grandes momentos do futebol mundial, tem agora a oportunidade de ampliar seu legado ao celebrar o protagonismo das mulheres no esporte. Para nós, é mais do que sediar jogos, é afirmar nosso compromisso com a equidade, com a valorização do futebol feminino e com o fortalecimento de referências que inspiram futuras gerações”, destaca a diretora do Mineirão, Jacqueline Alves.
O Governo de Minas ressalta a importância de receber mais uma competição global. “Teremos uma imensa alegria de receber um evento desta magnitude. É uma oportunidade para apresentarmos os atrativos de Minas Gerais aos turistas do mundo todo que virão acompanhar a competição. Queremos que o nosso estado esteja cada vez mais na rota dos grandes eventos, porque temos uma estrutura adequada e condições de oferecer segurança, infraestrutura e uma experiência inesquecível”, reforça o governador Romeu Zema.
O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, celebrou a escolha da capital como uma das cidades-sede. "Estou muito feliz com a escolha de Belo Horizonte para ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Eu que sou do esporte, que criei dentro do esporte a minha vida profissional através do rádio, da TV, que já cobri seis Copas do Mundo, agora vou poder ver uma Copa do Mundo aqui no Brasil novamente. Viva Belo Horizonte, viva o futebol feminino! Estamos juntos.", enfatiza o prefeito.
A Federação Mineira de Futebol (FMF) reitera seu compromisso com o desenvolvimento da modalidade. “A escolha do Mineirão como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ reforça o protagonismo de Minas Gerais no cenário do esporte mundial. Para a Federação Mineira de Futebol, é uma honra fazer parte desse momento histórico, que fortalece o futebol feminino e abre caminho para novas gerações de atletas. Estamos comprometidos em colaborar para que este seja um marco inesquecível para o esporte e para a sociedade mineira”, afirma Adriano Aro, presidente da FMF.
Reformado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, o Mineirão é, desde 2013, administrado pela Minas Arena, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), criada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Minas Gerais.
Modernizado, o Mineirão foi palco de todos os grandes eventos esportivos mundiais realizados no Brasil nos últimos anos, incluindo Copa da Confederações (2013), Jogos Olímpicos (2016) e Copa América (2019). O estádio tornou-se o principal aliado de Cruzeiro e Atlético nos títulos nacionais e internacionais e abriu espaço para a visibilidade do futebol feminino, como casa das finais dos Campeonatos Mineiros Femininos.
|